Seg a Sex - 8h as 20h
Sáb - 9h as 14h
Estrada das Lágrimas, 3620
São João Climaco - São Paulo - SP
(11) 2083-4859 / 2361-4649
Entre em contato conosco
(11) 9 4442-7558
Tire suas dúvidas
até 3x sem juros
Entrega Grátis SP e ABC

 

Magistral e Oficinal

Procedimento farmacotécnico para a obtenção do produto manipulado. Consiste basicamente na avaliação farmacêutica, fracionamento, conservação e transporte. Existem dois tipos de preparação: oficinais (a formulação consta em farmacopeias) e magistrais (o farmacêutico segue uma fórmula prescrita pelo médico).

Fórmula magistral: medicamento preparado em farmácia de manipulação ou nos serviços farmacêuticos hospitalares segundo receita médica que especifica o paciente a quem o medicamento se destina;

Preparado Oficinal: qualquer medicamento preparado segundo as indicações compendiais, de uma farmacopéia ou de um formulário, em farmácia de manipulação ou nos serviços farmacêuticos hospitalares, destinado a ser dispensado diretamente aos pacientes assistidos por essa farmácia ou serviço”.

Medicamento Magistral

O medicamento magistral é o medicamento do passado, do presente e principalmente do futuro.
O medicamento magistral diferencia-se do medicamento industrializado por ser preparado em farmácia e por ser personalizado, isto é, específico para atender as necessidades individuais de um paciente, onde o médico ou outro profissional de saúde habilitado a indicar medicamentos aos seus pacientes, leva em consideração características fundamentais como idade, peso, sexo e condição de saúde.

Os fármacos ou substâncias que compõem o medicamento magistral são idênticos aos utilizados pela indústria de medicamentos, sejam químicos ou naturais, pois devem atender as exigências de qualidade e pureza para a sua finalidade básica, que é fazer parte de um medicamento destinado ao tratamento eficaz e seguro de um paciente.

O medicamento preparado em farmácia é elaborado seguindo procedimentos padronizados pelos farmacêuticos e sua equipe técnica. Este passo a passo da preparação dos medicamentos é realizado e registrado nas farmácias, com base em informações técnicas oficiais, considerando as características de cada componente da fórmula.

A principal razão da existência do medicamento magistral é suprir as necessidades detectadas pelos profissionais de saúde, como os médicos, dentistas e veterinários, que não encontram disponíveis nas farmácias e drogarias, o produto ideal para o tratamento de seu paciente especial. Entre estas razões, as principais são:

  • Medicamentos com doses diferenciadas, considerando as necessidades do paciente, como idade, peso, sexo e condição de saúde;
  • Associação de fármacos ou substancias em uma mesma cápsula, que possam reduzir a quantidade de medicamentos a ser ingerido;
  • Medicamentos inexistentes ou descontinuados pela indústria, onde a possibilidade de manter o tratamento é somente através da preparação individualizada;
  • Formas farmacêuticas não disponíveis pela indústria, como xaropes sem açúcar para diabéticos;
  • Medicamentos sem componentes prejudiciais a grupos especiais de usuários, como a lactose para pessoas com intolerância a esta substância e medicamentos sem corantes ou produtos sem perfume para alérgicos.

Fórmula Manipulada

é Personalizada,

feita exclusivamente

pra você!

Portanto, o medicamento magistral é um grande diferencial para seu tratamento e sua saúde e você pode solicitar ao seu médico que prescreva medicamentos que atendam suas necessidades especiais.

Preparado Oficinal: qualquer medicamento preparado segundo as indicações compendiais, de uma farmacopéia ou de um formulário, em farmácia de manipulação ou nos serviços farmacêuticos hospitalares, destinado a ser dispensado diretamente aos pacientes assistidos por essa farmácia ou serviço”.

WhatsApp chat