Seg a Sex - 8h as 20h
Sáb - 9h as 14h
Estrada das Lágrimas, 3620
São João Climaco - São Paulo - SP
(11) 2083-4859 / 2361-4649
Entre em contato conosco
(11) 9 4442-7558
Tire suas dúvidas
até 3x sem juros
Entrega Grátis SP e ABC

 

Florais de Bach

O QUE SÃO OS FLORAIS DE BACH

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro como conflitos mentais e depois como doença física.

Existem 38 remédios no sistema floral de Bach. Todos foram descobertos entre os anos 20 e 30 do século passado pelo Dr. Edward Bach, famoso medico, bacteriologista e patologista.

Cada um de seus remédios está associado a uma emoção humana básica. Mimulus, por exemplo, representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou com medo de algo em particular. Tomar esse remédio nos ajudará a ultrapassar nosso medo e a encontrar a coragem necessária para enfrentar esse medo específico.

Como atuam as essências florais

As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e conseqüentemente no campo físico.Visa a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal estar físico/psíquico. Cada uma das essências florais atua curando determinado quadro desarmonioso.

A freqüência restauradora que delas provem percorre as vias de energia sutil que interligam os órgãos aos centros emocionais energéticos, atingindo todos os corpos etéricos, desbloqueando e equilibrando todo o sistema, possibilitando assim uma harmonização de todo nosso campo bioenergético, fazendo com que haja uma aceleração da freqüência vibracional de determinadas partes que se encontram bloqueadas, ocorrendo uma modificação das informações energéticas correspondentes.

Dr. Edward Bach – o precursor dos florais de Bach, que são usados em todo o mundo, há mais de 80 anos, sem nenhum efeito colateral relatado.

A essência floral auxilia o indivíduo a trazer a consciência às atitudes que causam os problemas e nos ajudam a fazer a mudança necessária para a cura. As essências florais são muito poderosas quando se trata de prevenir doenças, atuam no estado emocional do indivíduo tratando os processos de ansiedade, medo, tristeza, trauma, stress, etc.

Estados emocionais que geram problemas físicos como gastrite, azia, excesso de peso, dores de cabeça, etc. É certo dizer que são os pensamentos e atitudes que determinam a saúde física do indivíduo, devido à somatização de padrões cristalizados que perduram no indivíduo por muito tempo, até que chega ao estado físico de fato.

É no estágio emocional pensamentos e atitudes que as essências florais são muito úteis, pois atuam dissolvendo o processo de desequilíbrio, antes de atacar o corpo físico. No processo de cura é de fundamental importância que o indivíduo queira realmente ser curar e assuma isso para si próprio, a força de vontade é a ponte para a cura.

Quanto tempo demora para sentir os efeitos do composto floral?

A ação do floral depende de como o indivíduo encontra-se emocionalmente, ou seja, cada pessoa é única e a resposta ao tratamento é pessoal. Podemos dizer que o tempo para começar a sentir algumas mudanças seria de uma semana, mas como já foi dito, existem pessoas que percebem em apenas um dia de uso, como também pessoas que estão num nível de desequilíbrio muito alto que podem demorar até um mês para sentir-se melhor.

Como escolher o floral adequado?

Analise os seus sentimentos, relembre o seu estado de espírito dos últimos dias. Raiva, cansaço, medo, irritabilidade, preocupação, agressividade, tristeza, ansiedade, como se sente? Para se conhecer e sair do transe se questione. Ninguém está olhando, ninguém está ouvindo, portanto admita o que você quer para você! Não é fácil ser sincero e admitir nossas fraquezas. Conseguindo isto você já terá dado o primeiro passo na direção certa.

Quais cuidados tenho que ter ao ingerir os florais?

Agite antes de usar para que a solução hidroalcoólica mantenha-se homogenia e as freqüências vibracionais sejam ativadas. O contato da cânula com a saliva, devido às enzimas digestivas que podem transferi-se da língua para o conteúdo do frasco, comprometendo a qualidade do produto alterando o gosto e a eficácia, como também a má preservação do mesmo.

Veja a função de cada um dos 38 florais de Bach, essa descrição foi feita pelo próprio Dr. Bach:

Rescue Remedy

É a essência Floral do resgate, do socorro e que nos ajuda nos momentos de mal estar; em resumo podemos chamá-lo de  GOTINHAS DE BEM ESTAR.

Dr. Edward Bach era uma pessoa muito observadora do comportamento humano, e no inicio de seu trabalho, classificou 12 Tipos Básicos de comportamento e descobriu depois,  12 Florais que foram chamados de Doze Curadores.

Iniciou seu trabalho com as Flores em 1928, e após encontrar estes doze criou o primeiro Rescue que tinha só 3 componentes:  Rock Rose, Clematis e Impatiens, e usou pelo primeira vez em um pescador que chegou a praia, quase morto. Dr. Bach colocou o Rescue em seus lábios e sentiu que ele foi voltando à vida, logo se recuperou e no dia seguinte estava tão bem, que quis voltar ao Mar.

Foi somente em 1935, que completou seu Sistema Floral com 38 Essências, que fez o Rescue com 5 componentes, acrescentado mais 2 aos 3.

Portanto agora o Rescue tem seus 5 componentes:

Rock Rose – coragem de vida para enfrentarmos momentos difíceis, e melhora os sangramentos;
Impatiens – paciência, calma, para relaxar até chegar o socorro;
Cherry Plum – ter lucidez nos momentos difíceis;
Star of Bethlehem – cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais;
Clematis – para estarmos acordados e presentes para ajudar a recuperação.

O Rescue foi a única combinação que Dr. Bach criou.

As suas 3 indicações básicas são:
1. Sofrimentos agudos e emergências – darei mais exemplos abaixo –  é a indicação principal.
2. Sofrimentos antecipatórios – todas as situações em que sofremos antes, como antes de exames, entrevistas, dentista, ginecologista, viagens, do pré-cirúrgico ao pós-cirúrgico, quando o médico der alta.
3. Pode ser utilizado a longo prazo, nos casos de pessoas que passam por sofrimentos crônicos, que tomam vários remédios para o físico, ou psiquiátricos, pois o Rescue harmoniza e tira os efeitos colaterais em que um remédio alopático afeta o outro e a pessoa passa mal.

Nenhum Floral cria dependência; as pessoas se sentem tão bem com ele, que tomam por muitos anos e sentem-se equilibradas e ele ajuda os outros tratamentos alopático, psiquiátrico, homeopáticos ou qualquer terapia complementar a funcionar melhor.

Com uma pessoa fazendo quimioterapia ou radioterapia, pode ser usado durante todo o tempo do tratamento até terminar todas as sessões. Ele traz bem estar para enfrentar melhor qualquer doença, pois os Florais agem na força de vida da pessoa para ela reagir e se recuperar.

As situações de emergência podem ser:

Qualquer acidente conosco ou em que assistimos a um e precisamos estar bem até chegar o socorro médico; nos equilibra, ajuda parar o sangramento, a dor, a estarmos calmos, pois resgata nosso contato com nossa Alma, que passará toda vida e energia até sermos socorridos.

No caso de um corte, uma laceração, queimaduras, fraturas, ele age como grande cicatrizante. Podemos até fazer uso local com o spray ou 4 gotas em compressas para cicatrização e também dos pontos de um pós-cirúrgico.

Nos casos de problemas dentários, ele diminui o edema, que é o inchaço nas gengivas, cicatriza e melhora a dor. Muitos dentistas usam até a cirurgia para diminuir o sangramento, para ajudar quando se colocam os aparelhos e ficam doloridos; ele tira a dor e o inchaço.

Todo terapeuta deve ter seu vidro de stock de Rescue na sua mesa, se o cliente passa mal e começa a chorar; vai lhe ajudar a voltar ao equilíbrio para voltar a conversa.

Em qualquer processo de mal estar físico ou emocional, coloque 4 gotas em 1 copo de água  ou em 1 garrafa de água mineral e tome aos poucos até melhorar, como de uma crise de dor de cabeça, mal estar de gripe, problemas respiratórios – ele melhora muito a respiração – em qualquer crise de pressão alta ou baixa, hipoglicemia, ou qualquer dor. A pessoa toma sua homeopatia, ou alopatia, faz o cuidado para seu sintoma com orientação médica e faça seu copo de Rescue, que ajudará aos outros remédios funcionarem melhor.

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Agrimony, o floral que promove paz e leveza interior.

agrimony é um floral que o dr. Bach colocou no grupo de “hipersensibilidade a ideias e influências alheias”.

Características da planta:

Agrimony [Agrimonia eupatoria], também conhecida como agrimônia, sempre cresce junto com outras espécies de plantas. Se observá-las com cuidado, ao passar por elas, as mesmas deixam suas sementes em forma de pequenos sinos, que ficam grudadas nas roupas, que acabam sendo carregadas pelas pessoas.

A planta agrimony cresce em lugares expostos à luz solar, em todo o norte da Europa. Chega a alcançar 70 centímetros de altura em forma de uma espiga de flores amarelas, que vão se desenvolvendo ao longo do eixo principal da planta, as raízes da planta agrimony crescem profundamente na terra.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

“A lição da planta é permitir que você mantenha a paz na presença de todas as provações e dificuldades, até que ninguém tenha o poder de lhe causar irritação.”

Descrição de agrimony pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aquelas pessoas joviais, animadas e bem humoradas, que amam a paz e não gostam de brigas e discussões, para evitar que tenham que renunciar a muitas coisas. Embora geralmente tenham problemas e sejam atormentadas, inquietas e preocupadas, tanto com a mente quanto com o corpo, escondem suas preocupações por traz de seu bom humor e de suas brincadeiras, sendo considerados excelentes amigos. Frequentemente, tomam bebidas alcoólicas e drogas para se estimularem e poderem continuar suportando seu fardo com ânimo.”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Aspen – o floral para medos abstratos, vagos e inexplicáveis

Aspen é um floral que o dr. Bach colocou no “grupo do medo”.

Características da planta:

O Aspen, [Populus tremula]  é uma árvore fraca, com uma vida mais curta que as outras árvores, em média vive cerca de sessenta anos, onde chega a crescer por volta de quinze metros. Também é chamada de “choupo-tremedor” (Populus tremula), de folhas arredondadas, ligadas ao galho por um pecíolo plano, que as faz vibrar à menor brisa, isto é, as folhas literalmente “tremem” a qualquer tipo de alteração climática ou vento fraco.

Dr. Bach relacionou esta planta com alguns tipos de medos vagos, medos de difícil explicação, sem razão de existir, isto é, são medos sem razões racionais.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach percebeu claramente que a planta pode ajudar às pessoas que tem medos vagos e sem definição, também comentou que “aqueles que precisam do floral Aspen, em regras gerais, tem medo de contar seus  problemas para outras pessoas”.

Descrição de Aspen pelo próprio Edward Bach:

“Para medos vagos e obscuros, sem explicação ou razão de ser. O paciente pode ficar apavorado com o pressentimento de que algo terrível está para acontecer, sem que saiba o que é.Tais medos inexplicáveis podem persegui-lo dia e noite e a pessoa tem receio de falar deles com os outros.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Beech, o floral para quem é intolerante em relação aos outros

O floral Beech  foi colocado pelo dr. Bach no grupo de “preocupação excessiva com o bem-estar alheio.”

Característica da planta:

As árvores de Beech são frágeis, devido a isso, elas crescem juntas em bosques para que o vento não as derrubem, pois tem uma raiz curta e não resistiriam se um vento mais intenso passasse por elas. É uma árvore bela, suas flores são bem verdes, cobertas por uma penugem.

O que a planta pode fazer para o ser humano.

O floral Beech [Fagus sylvatica] é indicado para a intolerância, censura e critica. Muito indicado para pessoas julgadoras, Dr. Bach comentava muito que é um floral para o crítico e não para a pessoa criticada. São para pessoas que tem um certo poder de dominação e acarretam em atrapalhar a liberdade de outras pessoas à seu redor.

Em regras gerais, quem critica o outro, no fundo possui um sentimento de inferioridade em si mesmo, no livro Repertório das Essências Florais, os pesquisadores Richard  Katz e Patrícia Kaminski, fazem um comentário à respeito do floral Beech:

“Um sentimento interno de inferioridade e hipersensibilidade que é projetado sobre os outros. É muito comum que essa pessoa tenha sido criada em um ambiente cheio de críticas e expectativas rígidas, e por isso, se sinta muito vulnerável e insegura interiormente. Porém, aprendeu a lidar com esse problema condenando os outros em vez de curar a si mesma. ”

Descrição de Beech pelo próprio Edward Bach:

“Para aqueles que sentem a necessidade de ver sobretudo o bem e a beleza em tudo o que os rodeia. E, embora muita coisa pareça estar errada, tem a capacidade de ver o bem crescendo. Assim, são capazes de ser mais tolerantes e indulgentes, compreendendo os diferentes caminhos que as pessoas e as coisas seguem para alcançarem sua própria perfeição final.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Centaury, o floral que fortalece nossa essência interior

floral Centaury foi colocado pelo dr. Bach no grupo de “hipersensibilidade a ideias e influências alheias”.

Característica da planta:

Centaury [Centaurium umbellatum] são plantinhas delicadas, que se observadas de perto, percebe-se suas flores em forma de estrelinhas rosas, que acabam se sobressaindo em relação as plantas que estão ao seu redor, devido a sua delicadeza e beleza natural.

Como a planta pode ajudar o ser humano, descrita pelo próprio Edward Bach:

“Para pessoas dóceis, tranquilas e meigas, que vivem ansiosas para servir os outros. Superestimam sua força em seu empenho para agradar. Seu desejo torna-se tão grande que se transformam mais em escravos do que em auxiliares dispostos. Sua natureza boa as conduz a fazer mais do que sua parte do trabalho e, ao fazerem isso, negligenciam sua própria missão nessa vida. Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Cerato, o floral para quem sente insegurança e acaba sofrendo influência

floral Cerato foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.

Característica da planta:

Cerato [Ceratostigma willmottiana] é uma planta perene, que cresce no máximo até meio metro de altura. Não tem tanta resistência, pois uma geada intensa poderá matá-lo ou fazer com que volte à raiz original e cresça novamente. É uma planta originária da China, e por isso, era encontrada apenas em alguns jardins, tanto é que Bach escolheu Cerato com a intensão de substituí-la mais tarde, mas acabou tornando-se uma planta muito comum no pais, talvez seja por esse motivo, que dr. Bach resolveu mantê-la no seu repertório de remédios florais.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

As pessoas que necessitam de Cerato geralmente são inseguras, que intuem sobre suas decisões, e no fundo, acabam sendo influenciados por outras pessoas. Cerato é um bom floral para fortalecer a nossa capacidade de decisão, como comentou Bach: “As pessoas que precisam de Cerato devem ser sábios professores e instrutores, mas parecem dar muita atenção para outras opiniões e serem muito facilmente influenciadas por circunstâncias alheias.”

E completa dr. Edward Bach em outro texto:

“Para os que não tem confiança suficiente em si próprios, impedindo-os de tomarem as próprias decisões. Pedem constantemente conselhos aos outros, sendo com frequência mal orientados.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Cherry Plum, o floral para quem tem medo de perder o controle

floral Cherry Plum é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “medo”.

Características da planta:

Cherry Plum [Prunus cerasifera] é uma flor que nasce no final do inverno na Europa. É uma árvore pequena, que não têm muitas qualidades físicas como força [como Oak]. Aparentemente frágil, com frequência, brotam vários galhos, com uma aparência como se fossem outras árvores nascendo a partir dela.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Edward Bach, antes de tudo, escolheu o floral Cherry Plum, para compor o seu “Rescue” ou também conhecido como “remédio de resgate”. Fez essa escolha inteligente, pois esta essência floral traz luz ao desespero e medo, veja na descrição de Bach:

“Medo de que a mente esteja excessivamente tensa, de perder a razão, de fazer coisas terríveis e desagradáveis, coisas não desejadas e subitamente erradas, mas ainda assim, surge o pensamento e o impulso para cometê-las.” Dr. Edward Bach

Rescue Remedy:

O floral Cherry Plum também foi uma das essências florais escolhidas por Edward Bach para criar a “fórmula do resgate”, ou também chamado de “Rescue” ou “Rescue Remedy”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Chestnut Bud, a essência floral que ajuda em nossos erros

floral Chestnut Bud é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “falta de interesse nas circunstancias presentes”.

Características da planta:

O floral Chestnut Bud [Aesculus hippocastanum] na verdade, não é extraído de flores, e sim mais especificamente de brotos que abrem-se da árvore de Castanha da Índia. Quando a estrutura do broto está pronta, porém fechada, percebeu-se que ali reside o potencial completo para um novo crescimento e desenvolvimento, esta estrutura fica guardada no broto de maneira compactada, como folhas, ramas e flores minúsculas cabem no interior do broto.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

É interessante notar, que algumas pessoas utilizam ao máximo seu pensamento, intuição e percepção para “aprender com as lições da vida diária”, desta forma, adquirir conhecimento, aperfeiçoar-se e somar experiências na vida que os levarão à excelência. Já outras pessoas, têm maior dificuldade, repetem os erros não só uma, mas duas ou mais vezes, é esse tipo de personalidade, como comenta  Bach, que necessita de Chetnut Bud.

Este floral de Bach é como um companheiro, que aponta os padrões de comportamento que estão sendo repetidos e faz a pessoa elaborar como poderá usufruir dessas experiências com mais qualidade.

Veja a descrição de Chestnut Bud pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que não conseguem tirar o máximo de proveito da observação e da experiência e que levam muito mais tempo do que as outras pessoas para aprenderem as lições da vida. Enquanto para alguns uma experiência basta, para essas pessoas é necessário ter mais, algumas vezes mais, antes que a lição seja aprendida. Deste modo, para seu pesar, veem-se cometendo o mesmo erro em ocasiões diversas, enquanto uma vê só bastaria ou mesmo a simples observação do comportamento dos outros poderia impedir que o erro fosse cometido.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Chicory, o floral para pessoas apegadas e possessivas

O floral Chicory foi colocado pelo dr. Bach no grupo do  “preocupação excessiva pelo bem-estar alheio”.

Característica da planta:

Chicory [Chochorium inibus] é muito utilizada na Europa como cerca viva para chácaras e também para cercar algumas espécies de animais, com a finalidade de protegê-los dentro de um espaço seguro. Chicory também cresce no sul da Inglaterra em solos do tipo calcários, esgotados, em beira de estradas.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Geralmente o floral Chicory é recomendado para pessoas que estão sempre cheia de cuidados para com os outros, que tentam disciplinar e desejam os amigos e a família sempre por perto. Em regras gerais, estas pessoas são um tanto quanto possessivas, egoístas, mal-humoradas e até mesmo cruéis.

Veja a descrição do dr. Edward Bach:

“Estas pessoas desejam usar os outros para propósitos pessoais. São possessivas, o oposto da mãe que se sacrifica por amor. De conversação rápida e contínua e cansam os outros com seus discursos. São péssimos ouvintes. Temem a solidão, uma vez que dependem dos outros como suprimento de vitalidade. Se preocupam demasiadamente com as necessidades dos outros e tendem a um excesso de cuidado com os filhos, parentes, amigos, sempre encontrando algo que deva ser corrigido. Estão continuamente acertando o que consideram errado e o fazem com prazer. Desejam que todos os que lhes são caros estejam sempre por perto.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Clematis, o floral para os sonhadores e sem interesse pela vida

floral Clematis foi colocado pelo dr. Bach no grupo da  “falta de interesse pelas circunstancias presentes”.

Característica da planta:

Clematis [Clematis vitalba] é uma trepadeira que se instala no alto de outras plantas ou algumas árvores. Sua cor é mais para um tipo “opaco”. Ela cresce prejetando-se para cima, onde vaga por sobre as árvores.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Edward Bach foi muito feliz em descobrir esta planta, sua essência floral é muito vendida no Brasil e no mundo, através de uma descrição sua, ele concluiu:

a) Para quem possui pouco desejo ou interesse de viver;
b) Pessoas muito sonhadoras;
c) Ficam felizes por deixarem-na sozinhas;
d) Tem pouca ambição para sobreviver;

Descrição do dr. Bach:

“Para aqueles que são sonhadores, que vivem nas nuvens, parecendo não estarem completamente despertos e que não se interessam muito pela vida. São pessoas tranquilas, que não são realmente felizes com as circunstâncias em que se encontram, que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de tempos melhores, quando ideais poderão ser realizados. Quando doentes, algumas fazem pouco ou nenhum esforço para melhorar e, em certos casos, podem até desejar a morte, na esperança de tempos melhores ou de encontrar um ente querido que tenham perdido.”  Dr. Edward Bach

Rescue Remedy:

O floral Clematis também foi uma das essências florais escolhidas por Edward Bach para criar a “fórmula do resgate”, ou também chamado de “Rescue” ou “Rescue Remedy”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Crab Apple, um floral ótimo para purificação e limpeza

floral Crab Apple é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “desânimo e desespero”.

Características da planta:

O floral Crab Apple [Malus pumila] é uma macieira, e aparentemente lembra mais um arbusto do que uma árvore, porém, quando observamos suas incríveis flores brancas rodiadas de abelhas, é possível reconhecer Crab Apple como a planta escolhida pelo dr. Bach.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

É notório citar que o floral Crab Apple relaciona-se com limpeza, isto é, indicada para quem sente que algo não está tão limpo e si mesmas. Dr. Bach considerou este floral como um “remédio de purificação”, veja a descrição de Bach:

“Este é o floral da limpeza. Serve a todos os que sentem que há algo não muito limpo em si mesmos. Geralmente parece algo pouco importante, mas há aqueles casos nos quais uma doença mais séria pode ser praticamente ignorada devido aquela em que se concentram. As pessoas desse tipo anseiam por se libertarem disso, que é muito maior em suas mentes, sendo essencial, para elas, curá-la. Se o tratamento falha, ficam muito desapontadas. Por ser um depurador, este floral purifica feridas, se o paciente tiver motivo para acreditar que algum veneno entrou e precisa ser extraído.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Elm, o floral para quem está sobrecarregado demais

floral Elm é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “desânimo e desespero”.

Características da planta:

Elm [Ulmus procera] também conhecida como Elm comum ou Elm inglês. Antigamente, era uma das árvores mais populares da Grã-Betanha. É uma arvore imensa, forte, que chega a atingir trinta metros de altura. Quando as flores se abrem, a árvore chega a brilhar sob a luz quente do sol.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Elm é uma essência floral para aquelas pessoas que estão realmente firmes e motivadas quanto ao seu propósito de vida no mundo, estão em harmonia com sua essência pessoal, mas esmorecem e se deprimem quando se veem com muitos afazeres e que dá a impressão de não dar conta de tamanha demanda, como comentou Bach: “Às vezes, pode haver períodos de depressão, quando sentem que a tarefa a eles designada é difícil demais e além das possibilidades de um ser humano.”

E completa Edward Bach em outro texto:

“Para aqueles que estão fazendo bem o seu trabalho, que estão seguindo a vocação de suas vidas e que esperam fazer algo de importância frequentemente em prol da humanidade. Passam as vezes por períodos de depressão, quando acham que a tarefa que empreenderam é muito difícil e acima das forças do ser humano.”  Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Gentian, o floral para quem desanima frente às adversidades

O floral Gentian colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.

Característica da planta:

Gentian [Gentiana amarella] é uma planta que se firma muito bem na terra e geralmente cresce em locais privilegiados, nos altos das colinas e floresce na Europa em agosto e setembro.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach fez um singelo comentário à respeito das pessoas que precisam do floral Gentian: “o entendimento de que não existe fracasso quando se faz o melhor possível, seja qual for o resultado aparente.”

Singelo, mas um comentário profundo: a frase reflete que façamos o melhor que pudermos, e Gentian nos ajuda a não esmorecer frente às adversidades. As pessoas que precisam do floral Gentian, têm muito desejo em contribuir em sua jornada, mas desanimam rapidamente, como o ambiente, opinião dos outros ou dificuldades.

E completa dr. Bach em outro texto:

“Para os que se desencorajam facilmente. Podem progredir bem no que se refere às doenças ou questões da vida diária, mas qualquer imprevisto ou obstáculo a seu progresso gera dúvidas e logo se deprimem.”  Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Gorse, o floral indicado para quem desistiu de lutar

floral Gorse foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.

Característica da planta:

Gorse [Ulex europeus] é uma planta que consegue atravessar o rigoroso inverno na Europa e no final desta estação já começa a se tornar florida, em geral, todas as plantas ao seu lado estão mergulhadas na aridez e no  frio do inverno. A planta possui espinhos que protegem de insetos ou animais de ataques para ela poder crescer.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Gorse é um floral que dá uma boa animada naquelas pessoas que estão resignadas com “seus destinos”, isto é, que acreditam que nada pode mais ser feito por elas em nenhuma situação, devido à isso, as “redes neurais” dessa pessoa vão se fortalecendo nesse modo de viver, e torna-se ainda mais difícil sair do conflito. Dr. Bach, com certeza, presenciou e sensibilizou-se com seus pacientes que agiram desse modo, e que acabaram desistindo de lutar pela sua saúde.

Dr. Edward Bach comentou em poucas palavras, mas com muita profundidade: “…em todo  processo de cura deve haver um desejo por parte do paciente de melhorar…” por isso que Bach resolveu descobrir o floral Gorse, pois muitos pacientes dele esmoreceram, sem desejo de melhora.

E completa Bach em outro texto:

“Devido a grande desesperança, as pessoas que necessitam desta essência acreditam que nada mais pode ser feito por elas. Sob persuasão ou para agradar os outros, elas podem experimentar diversos tratamentos, mas ficam o tempo todo dizendo aos que as rodeiam que há pouca esperança de alívio.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Heather, o floral para quem sente ansiedade em ficar sozinho

floral Heather é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “solidão”.

Características da planta:

O Heather [Calluna vulgaris], é uma planta que ocupa grandes espaços intocados na região da Grã Bretanha, onde habita praticamente sozinha. Essa planta Heather possui tonalidades rosas bem suaves e púrpuras.  É uma planta capaz de suportar a pobreza de nutrientes e aridez do solo na região da Europa. A planta floresce no inicio do outono (geralmente na  primeira semana de agosto).

Descrição de Heather pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que estão sempre procurando a companhia de alguém que possa ser útil, pois acham necessário discutir seus assuntos pessoais com outras pessoas, não importando quem sejam. Sentem-se muito infelizes se tivessem que ficar sozinhos por algum tempo.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Holly, o floral para alguns sentimentos que nos perturbam internamente

floral Holly  é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “hipersensibilidade”.

Características da planta:

O floral Holly [Ilex aquefolium] provém de flores de árvores que não dão frutos, as folhas de Holly são sempre verdinhas e brilhosas. Nos meses de maio e junho ocorre a floração onde a árvore exala um intenso perfume, na qual produz um néctar muito buscado pelas abelhas. Nas partes inferiores da planta, existem flores com espinhos, onde no alto são mais raros. É uma árvore que desenvolve-se bem lentamente, mas é considerada uma planta bastante forte.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

É interessante citar que o floral Walnut protege o ser humano de “fora para dentro”, enquanto o floral Holly protege de “dentro para fora”, isto é, protege a própria pessoa. Dr. Bach preparou essa essência floral, pois muitas pessoas sofrem nesta condição, e são emoções muito fortes e negativas, como a raiva, o ódio, a inveja, ciúmes, desconfiança e um mal-estar altamente destrutivo que vem de dentro, a qual aflige muito a pessoa. Esses sentimentos podem ser inerentes e até mesmo comuns nos serem humanos, o problema é quando eles encontram-se na pessoa constantemente e de forma habitual, tornando-se perigoso.

Descrição dos benefícios do floral Holly pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que algumas vezes são atacados por pensamentos tais como ciúme, inveja, vingança, desconfiança. É o floral para os diferentes tipos de desgosto. Interiormente tais pessoas podem sofrer muito, frequentemente quando não há causa real para sua infelicidade.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Honeysuckle, o floral para deixarmos o passado, no passado

floral Honeysuckle é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “falta de interesse nas circunstâncias presentes”.

Características da planta:

Honeysuckle [Lonicera caprifolium] pertence ao grupo das caprifoliáceas; é uma trepadeira com caules que ficam pendurados, esses galhos também se atrelam por entre os galhos de outras árvores. Quando a árvore está mais velha, sua casca torna-se fibrosa, mas os brotos jovens são muito macios.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral de Honeysuckle nos ajuda a voltarmos à situação presente e deixarmos a nostalgia do passado para traz. Nora Weeks, uma pessoa que acompanhou a jornada de Edward Bach durante anos, citou Bach a respeito do floral  Honeysuckle em um de seus textos:

“Esse é o remédio para remover da mente os arrependimentos e tristezas do passado, para neutralizar todas as influencias, todas as vontades e desejos do passado e para nos trazer de volta ao presente…”

Veja agora algumas palavras de Edward Bach em relação ao floral Honeysuckle:

Para aqueles que vivem muito no passado, talvez num tempo mais feliz ou lembrando um amigo perdido ou desejos não realizados. Não acreditam que possam ter a felicidade que tiveram um dia.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Hornbeam, para quando os assuntos do dia são difíceis de se executar

floral Hornbeam é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “insegurança”.

Características da planta:

O floral Hornbeam [Carpinus betulus] é uma árvore de madeira bastante dura, um tanto desconhecida pela botânica em geral, mas é interessante notar que durante o seu florescimento ocorre um espetáculo de força, vitalidade e beleza. Suas flores tem um brilho peculiar e intenso, bastante belo ao vê-lo.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Antes de estudar o Hornebeam, é importante citar Larch: um floral que o dr. Edward Bach recomendou para aqueles “que sentem que nunca serão bem sucedidos”, isto é, pessoas que possuem a autoconfiança comprometida. É interessante notar que tanto Larch como Hornbeam têm semelhanças. Quem necessita de Larch possui falta de confiança, a pessoa que precisa de Hornbeam sente que falta-lhe forças e determinação, faltando-lhe entusiasmo para se organizar e tocar a vida adiante.

Veja a descrição de Hornbeam pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que acham que não tem força suficiente, quer mental quer física, para carregar o fardo da vida colocado sobre seus ombros. Os assuntos do dia a dia parecem muito difíceis de executar, embora geralmente consigam realizar com sucesso as suas tarefas. Para aqueles que acreditam que alguma parte da mente ou do corpo precisa ser fortalecida antes que possam realizar facilmente seu trabalho.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Impatiens, o floral para quem deseja tudo sem hesitação nem demora

floral Impatiens foi colocado pelo dr. Bach no grupo da  “solidão”.

Característica da planta:

Impatiens [Impatiens glandulifera] é uma planta que germina na primavera, em julho, ela pode chegar a dois metros de altura. Brota muito facilmente e a planta gosta de solos úmidos e próximos de regiões que contem água. Como ela cresce muito rapidamente, suas sementes são espalhadas à beira dos rios logo após as enchentes de inverno na Europa, disseminando o local e e tomando conta de todas as áreas.

Descrição de Impatiens pelo próprio Edward Bach:

“Para aqueles que são rápidos de pensamento e ação e que desejam que tudo seja feito sem hesitação ou demora. Quando doentes ficam ansiosos por uma rápida recuperação. Acham muito difícil ter paciência com pessoas lentas, pois acham tal comportamento errado e uma perda de tempo. Não medirão esforços para torná-las, de qualquer maneira, mais rápidas. Frequentemente preferem trabalhar e pensar sozinhas, para que possam fazer tudo em seu próprio ritmo” Dr. Edward Bach

Rescue Remedy:

O floral Impatiens também foi uma das essências florais escolhidas por Edward Bach para criar a “fórmula do resgate”, ou também chamado de “Rescue” ou “Rescue Remedy”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Larch, o floral que auxilia na autoconfiança comprometida

floral Larch é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “desânimo e desespero”.

Características da planta:

O floral Larch [Larix decídua] é uma conífera e uma árvore que cresce rapidamente e procura dirigir-se constantemente para o alto, mas as pontas dos seus galhos acabam por inclinar-se de maneira delicada e charmosa.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Larch é um floral que o dr. Edward Bach recomendou para aqueles “que sentem que nunca serão bem sucedidos”, isto é, pessoas que possuem a autoconfiança comprometida. É interessante notar, que o dr. Bach desenvolveu Larch, como se fosse uma continuação de Chestnut Bud, isto é, aprende-se com os erros, mas quando a pessoa lança-se para a vida, tem a impressão que vai fracassar, sentindo-se inferior ou pouco capaz de desempenhar determinado papel.

Veja a descrição de Larch pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que não se consideram tão bons ou capazes como os que estão ao seu redor, que sempre pensam que vão fracassar e nunca serão um sucesso. Deste modo nem se arriscam nem se esforçam o suficiente para alcançá-lo.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Mimulus, um bom floral para medos concretos e reais

floral Mimulus foi colocado pelo dr. Bach no grupo do  “medo”.

Característica da planta:

Mimulus [Mimulus guttatus] é uma planta que cresce às margens dos rios e está sempre próxima a água, onde se enraíza sobre o solo e as pedras. Lentamente, mimulus se enraíza com mais propriedade onde está instalada, vivendo mais fora da água do que dentro. De qualquer forma, o curso de água lava suas folhas e  arrasta suas sementes, que mais para frente vão crescer novas plantas de Mimulus. A planta também pode ser encontrada em solo úmido e até pantanoso.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Através de alguns escritos do dr. Edward Bach, deu para observar a tremenda fé e espiritualidade que este prestigiado médico possuía, veja seu comentário a respeito de Mimulus e sobre o medo, que é o atenuante principal deste floral:

“ O medo, na verdade, não tem lugar no reino natural humano, já que a divindade dentro de nós, que somos nós, é invencível e imortal, e se pudermos apenas perceber isso, nós, como Filhos de Deus, não temos nada a temer.”

E completa em outro texto:

“Para o medo de coisas terrenas: doenças, dor, acidentes, pobreza, escuro, solidão, infortúnio. São medos da vida diária. As pessoas que necessitam deste floral são aquelas que, silenciosa e secretamente, carregam consigo mesmos medos sobre os quais não falam com ninguém.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Mustard, o floral para períodos de depressão ou melancolia

floral Mustard é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da  “falta de interesse nas circunstâncias presentes”.

Características da planta:

Mustard [Sinapsis arvensis]  é uma planta de inverno do gênero Sinapis , pertencente à família Brassicaceae. É comumente conhecida como mostarda do campo, mostarda selvagem ou charlock. Paradoxalmente, é considerada uma erva-daninha pelos agricultores, pois elas brotam da terra de forma esporádica aletoriamente.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral de Mustard é excelentemente boa para situações emocionais que brotam à tona de forma inesperada como situações de angústia e depressão. São situações que Bach relacionou de “inesperadas experiências passadas, profundamente enterradas”, pelos meus estudos, Bach chegou próximo ao campo da neurociência, pois tem situações que realmente fogem ao alcance da memória e a pessoa não sabe dizer o porquê daquele sentimento tão angustiante.

Veja agora algumas palavras de Edward Bach em relação ao floral Mustard:

“Para aquelas pessoas sujeitas a períodos de melancolia e até de desespero, como se pairasse sobre elas uma nuvem escura que esconde a luz e a alegria de viver. Talvez não seja possível dar qualquer razão ou explicação para tais ataques. Sob tais condições, é quase impossível mostrar-se feliz ou animado.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Oak, o floral para quem anseia lutar,e seguir em frente

floral Oak foi colocado pelo dr. Bach no grupo do “desânimo e desespero”.

Característica da planta:

Oak [Quercus robur] é uma árvore forte e poderosa. É a árvore do carvalho. Ela possui uma copa grande e frondosa, não se deixa dobrar ao vento forte, é uma árvore que suporta tudo. Em várias árvores de carvalhos, percebe-se que vários animais e muitas outras plantas abrigam-se eu seus ramos, nas suas folhas e também em seu próprio tronco.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

É interessante notar, que Oak é praticamente o contrário de Gorse, que são para pessoas que desistiram de lutar, quem precisa de Oak, luta com toda sua força de vontade e desejo de cura, veja uma breve descrição de Bach:

“O floral Oak é para pessoas que, não tenham esperança de cura, continuam a lutar, e se irritam por estarem doentes.”

E completa Bach em outro texto:

“Para aqueles que se esforçam e lutam para melhorar, tanto no que se refere à vida diária quanto aos assuntos profissionais. Continuam tentando uma coisa depois da outra, mesmo sem esperança.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Olive, o floral para aqueles que se sentem esgotados

floral Olive é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “falta de interesse nas circunstancias presentes”.

Características da planta:

Olive [Olea europea] é uma planta que provém de algumas áreas do Mediterrâneo, estas terras também têm bastante aridez e escassez de nutrientes no solo. É impressionante como a planta é capaz de doar energia de maneira inesgotável desde o nascimento até sua morte. Mesmo quando a planta está bem velhinha, continua a dar flores e mesmo em seus últimos estágios de vida, também dá frutos.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach comentava que Olive é um floral para profunda exaustão, física ou mental, onde o cansaço constante detém a pessoa após preocupações intensas, doença ou por esforço contínuo.

Veja a descrição de Olive pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que sofreram muito, mental ou fisicamente, e encontram-se tão exaustos e fracos que não tem mais forças para fazer nenhum esforço. Para eles a vida diária é dura e sem prazer.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Pine, o floral que ajuda nos nossos sentimentos de culpa

O floral Pine é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do  “desânimo e desespero”.

Características da planta:

Pine [Pinus sylvestres] é uma conífera (pinheiro), os Pines possuem folhas estreitas em forma de agulhas, seivas resinosas e frutos em forma de cones de madeira. Chamadas também de gimnospermas.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral de Pine trabalha a questão da culpa – gosto muito de citar algumas autoridades em florais de Bach, como, por exemplo, os pesquisadores americanos Richard Katz e Patricia Kaminski, que possuem bastante coerência nos estudos das obras do dr. Edward Bach. Ambos também formularam um sistema floral que possui um repertório de flores maior, chamados de Florais da Califórnia ou florais Californianos, com relatos de resultados excelentes. Veja uma breve descrição do floral Pine obtida da obra Repertório das Essências Florais:

“Esses sentimentos [de culpa] talvez venham da infância, quando a pessoa aprendeu interiorizar a culpa pela disfunção do sistema familiar, ou talvez provenham de uma formação religiosa que enfatiza mais o pecado e o erro do que a graça da salvação.” os autores enfatizam muito na questão da libertação dos momentos que já passaram, liberando aflições mais interiores que trazem angustias ao ser humano.

Veja agora algumas palavras de Edward Bach em relação ao floral Pine:

“Para os que vivem se culpando. Mesmo quando tem êxito, acham que poderiam ter feito melhor e nunca se contentam com seus esforços ou com os resultados obtidos. Trabalham duro e sofrem muito por causa dos erros que atribuem a si mesmo. Algumas vezes, mesmo quando o erro é cometido por outra pessoa, chamam para si a responsabilidade pelo ocorrido.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Red Chestnut, o floral de Bach para quem anseia por preocupação alheia

floral Red Chestnut é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do  “medo”.

Características da planta:

O floral Red Chestnut [Aesculus carnea] é uma espécie de planta muito correlacionada com White Chestnut, Red Chestnut é uma árvore menor, mais fina e frágil, logicamente, a grande diferença está nas flores, que são são vermelhas rosadas. Esta planta, é fruto do cruzamento entre Aesculus hippocastanum(White Chestnut) e Asculus pavia, uma planta oriunda do sul dos Estados Unidos.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral  de Red Chestnut atua no sentimento de medo que temos em relação à outras pessoas, como comentado pelo dr. Bach: Red Chestnut é indicado “para aqueles que acham difícil não sentirem-se ansiosos por outras pessoas”.

É interessante notar que o dr. Bach já tinha empreendido lições que hoje já são comprovadas no âmbito das neurociências, por exemplo, quando um parente muito querido se atrasa, “ a mente” têm a tendência de sentir um medo ameaçador e negativo, como comenta Bach:

“Se eles voltam tarde [um filho ou ente querido] há o pensamento de que algum acidente possa ter ocorrido; se eles saem de férias, há o medo de que alguma calamidade possa acomete-los. Qualquer doença se transforma (como uma grave preocupação) numa queixa muito séria e há grande ansiedade, mesmo por aqueles que não estão seriamente doentes. Sempre pressentindo o pior e antecipando infortúnios para eles. “

E completa Bach em outro texto:

“Para aqueles que acham difícil não ficarem preocupados com os outros. Frequentemente não se preocupam consigo mesmos, mas podem sofrer muito por aqueles a quem amam, antecipando as desgraças que podem ocorrer-lhes” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Rock Rose, uma essência floral para quem sente medo intenso

floral Rock Rose colocado pelo dr. Bach no grupo do “medo”.

Característica da planta:

Rock Rose [Helianthemum nummularium] é uma planta se caracteriza pela sua cor amarela e bastante brilhante e que irradia de energia  os campos lotados dessas flores.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach comentava que este floral deve ser utilizado em situações de emergência ou medo intenso, tanto do paciente como das pessoas que o rodeiam. Rock Rose é um excelente floral para estes tipos de medos intensos, infelizmente, muita gente, vive com esse medo constantemente e a vida toda.

Veja a descrição do dr. Edward Bach:

“O floral da salvação. Deve ser utilizado nas emergências, onde parece não haver qualquer esperança: em casos de acidentes, de doença repentina, naqueles em que o paciente está muito assustado ou aterrorizado, ou quando a condição da pessoa é suficientemente grave para causar grande terror nos que estão ao seu redor. Se o paciente estiver inconsciente, deve-se umedecer seus lábios com esse floral.” Dr. Edward Bach

Rescue Remedy:

floral Rock Rose também foi uma das essências florais escolhidas por Edward Bach para criar a “fórmula do resgate”, ou também chamado de “Rescue” ou “Rescue Remedy”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Rock Water, o floral para quem é rígido na maneira de viver

floral Rock Water é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “preocupação excessiva com a preocupação alheia”.

Características:

Rock Water não é um floral obtido de uma planta, dr. Bach selecionou-o enquanto terminava seus estudo sobre o floral Heather. Rock Water vem de uma nascente, onde a água saia em seu perfeito estado de equilíbrio e limpa de qualquer energia que poderíamos considerar como prejudicial. Para entender a teoria de Bach em relação a este floral, poderíamos correlacionar à água ao clico da chuva, uma água cheia de impurezas evapora, volta em forma de chuva e acaba saindo novíssima [sem influências] de uma fonte.  Dr. Bach tinha a pretensão de dar esse remédio para pessoas excessivamente rígidas em sua maneira de viver.

Veja a descrição de Rock Water pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para os que são muito rígidos em sua maneira de viver, negando a si mesmos muitas das alegrias e prazeres da vida, por que acham que isso pode interferir em seu trabalho. São mestres inflexíveis de si mesmo. Desejam estar bem, fortes e ativos e farão tudo o que estiver ao seu alcance para se manterem dentro dessa linha de conduta. Esperam ser um exemplo para os outros, que devem seguir suas ideias para se tornarem melhores.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Scleranthus, o floral adequado para pessoas indecisas

floral Scleranthus foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “insegurança”.

Característica da planta:

Scleranthus [Scleranthus annus] é uma plantinha rasteira e completamente verde, tanto em sua estrutura como em suas flores. É uma das menores flores de Bach.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

O floral Scleranthus atua de forma parecida com o floral Cerato, que é um floral indicado para os inseguros, já Scleranthus é recomendado pra quem oscila entre firmeza e indecisão. Em muitos casos, a indecisão é muito marcante na vida de uma pessoa, saber o que quer, tanto na escolha de um refrigerante como na escolha de algo mais importante na vida, é um dos trunfos de ação do floral Scleranthus. Essa alternância que é gerada nos indivíduos, é um aspecto prejudicial, eles se sentem impotentes, pois tem dificuldade para escolher entre uma coisa ou outra.

Veja a descrição do dr. Edward Bach:

“Para aqueles que sofrem muito por serem incapazes de decidir entre duas coisas, inclinando-se ora para uma ora para outra. Em geral são pessoas tranquilas, que carregam sozinhas os seus problemas, pois não gostam de discuti-los com os outros.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Star of Bethlehem, o floral para choques e traumas

floral Star of Bethlehem  é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do  “desânimo e desespero”.

Características da planta:

O floral Star of Bethlehem  [Ornithogallum umbelatum] é uma planta que floresce em gramados abertos e sob a luz do sol, suas flores brancas têm seis pétalas, e essas flores brilham com a luz do sol, no meio do gramado.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Como cita um dos maiores especialistas em florais de BachJulian Barnard, esta essência floral “não é para uma condição suave, pois acarreta em uma mudança de estado. No caso de acidentes, choques, traumas. O floral Star of Bethlehem quebra o padrão do passado e interrompe a ordem estabelecida [positivamente] da experiência de vida”, experienciando em uma ação transformadora para o bem-estar do homem;

Descrição dos benefícios do  floral Star of Bethlehem pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles em grande angustia e em condições que por um tempo produzem grande infelicidade. O choque de uma notícia grave, a perda de um ente querido, o susto após um acidente e afins. Para aqueles que por um tempo se recusam a serem consolados, essa essência floral traz conforto”. Dr. Edward Bach

Rescue Remedy:

O floral Star fo Bethlehem também foi uma das essências florais escolhidas pelo dr. Edward Bach para criar a “fórmula do resgate”, ou também chamado de “Rescue” ou “Rescue Remedy”

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Sweet Chestnut, o floral que devolve a luz à escuridão

O floral Sweet Chestnut é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da  “desânimo e desespero”.

Características da planta:

Sweet Chestnut [Castanea sativa]  é uma árvore extremamente majestosa, forte e poderosa. Uma árvore dessa espécie chega a ter oito metros de circunferência. São necessárias cinco ou seis pessoas de mãos dadas para poder cercar a árvore. Ela chega a viver até  três mil e quinhentos anos, sobrevivendo a situações de clima e temperatura insuportáveis por outras plantas e arvores.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral de Sweet Chestnut é uma essência que “devolve a luz à escuridão”, dr. Bach escreveu que Sweet Chestnut “é para aquele terrível, aquele pavoroso desespero mental de quando parece que a própria alma está sofrendo a destruição” São para períodos difíceis e algo é necessário para ajudar a nos fortalecer, esse é o suporte doado por esse floral.

Veja agora algumas palavras de Edward Bach em relação ao floral Sweet Chetnut:

“Para aqueles momentos em que a angústia é tão grande que parece insuportável. Quando a mente ou o corpo acha que alcançou o limite de suas forças e que não há mais nada a fazer, quando parece ter restado apenas destruição e aniquilamento a enfrentar”. Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Vervain, o floral para a personalidade entusiasta e ideias rígidas

O floral Vervain foi colocado pelo dr. Bach no grupo de “preocupação excessiva pelo bem-estar alheio”.

Característica da planta:

Vervain [Verbena officinalis] é uma planta de estrutura basicamente muito simples. A planta possui um caule único onde emite muitos ramos e folhas onde dá a impressão que nasceriam flores extravagantes, mas não ocorre isso, acabam brotando minúsculas florzinhas minúsculas, com diâmetro médio de 5 milímetros.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Geralmente a pessoa que necessita do floral Vervain, tenta exprimir seu desejo em “moldar” a realidade exterior de seu jeito, de sua maneira, dr. Edward Bach descreve a pessoa como alguém que possui excesso de entusiasmo e rigidez:

“o paciente pode ser muito severo, com princípios muito rígidos, com perspectivas muito limitadas, tentando excessivamente moldar o mundo da maneira de seus ideais. Com os mais elevados princípios [são pessoas que possuem ética], mas intolerantes com as falhas dos outros; demasiado severo com ele mesmo.

E completa Bach em outro texto:

“Para aqueles que tem ideias e princípios rígidos que consideram certos e que muito raramente são alterados. Possuem o grande desejo de converter todos os que estão ao seu redor a seu próprio modo de encarar a vida. Tem força de vontade muita vontade e muita coragem quando acreditam naquilo que desejam ensinar. Na doença, continuam a lutar, ultrapassando aquele ponto em que muitos já teriam desistido.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Vine, o floral para os dominadores e para os que gostam de impor respeito

floral Vine é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “preocupação excessiva com o bem-estar alheio”.

Características da planta:

Vine [Vitis vinifera] é uma planta que não possui uma estrutura firme que resiste por ela mesma, é necessário que a mesma ache algo que a sustente, como uma cerca, por exemplo. Ela cresce entrelaçando-se em algum hospedeiro que lhe sirva de apoio.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach percebeu que quem precisa do floral Vine são pessoas dominadoras e que acabam impondo seus desejos a outrem. Isso implica em um grande problema, que é a questão a opressão, tão refutada pelo dr. Edward Bach. Bach, que comentava inúmeras vezes em seus textos que a liberdade do homem é fundamental para que ele tenha saúde física e mental. E isto é uma grande verdade, tanto no meio científico atual como no filosófico se confirma essa teoria. Grandes pensadores como Sartre e Heideggertambém tinham a mesma opinião que Bach.

Veja a descrição de Vine pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aquelas pessoas muito capazes, conscientes de sua própria capacidade, confiantes no sucesso. São tão seguras de si que acham que seria benéfico para os outros se fizessem as coisas da maneira como elas fazem ou do modo que acham correto. Mesmo na doença, ficam dando instruções aos que dela cuidam.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Walnut, o floral que ajuda a conquistar a nossa liberdade

floral Walnut é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “hipersensibilidade”.

Características da planta:

Walnut [Juglans regia]  é uma planta que começa a florescer em abril e vai até o final de maio. A árvore não é oriunda da região e trouxeram-na devido a produção de nozes e de madeira. A arvore prefere um solo bastante fértil. É uma planta de cor âmbar escura.

Veja o que diz Edward Bach em um dos seus textos sobre Walnut:

“Para aqueles que têm ideias e ambições definidos e os estão realizando, mas em algumas ocasiões ficam tentados a abandoná-los, levados pelo entusiasmo, convicções ou fortes opiniões dos outros. Esta essência proporciona constância e proteção contra influencias externas.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Water Violet, o floral para as pessoas muito reservadas

floral Water Violet foi colocado pelo dr. Bach no grupo da “solidão”.

Característica da planta:

Water Violet [Hottonia palustris] é uma planta basicamente aquática, A delicada Water Violet pertence à família das primuláceas e têm flores simples, de cinco pétalas.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Bach fez um singelo comentário à respeito das pessoas que precisam do floral Water Violet: “São pessoas bonitas de mente e, muitas vezes de corpo. São gentis, tranquilas, muito refinadas e cultas e, contudo, são donas de seu destino e levam suas vidas com discreta determinação e segurança.”

E completa Bach em outro texto:

“Para aqueles que na saúde ou na doença gostam de ficar sozinhos. São pessoas muito tranquilas, que se movem quase sem fazer barulho, falam pouco e suavemente. São independentes, capazes e autoconfiantes, pouco influenciáveis pelas opiniões alheias. São indiferentes e podem deixar os outros sozinhos para seguir o seu caminho. Frequentemente são inteligentes e talentosos. Sua paz e tranquilidade são uma bênção para os que os rodeiam.” Dr. Edwrd Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

White Chestnut, o floral de Bach que alivia o tormento mental

floral White Chestnut é um floral que o dr. Bach colocou no grupo de  “falta de interesse pelas circunstancias presentes”.

Características da planta:

O floral White Chestnut [Aesculus hippocastanum] é a castanheira da Índia, chamada também de castanheira de cavalo. Essa planta apresenta uma floração rica e abundante, toda branca na qual recobre toda a árvore com suas flores.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral  de White Chestnut  ajuda muito a dissipar um padrão repetitivo de pensamentos. dr. Bach comentou que “esses pensamentos parecem dar voltas na cabeça e parecem tortura mental”. É interessante correlacionar White Chestnut com o floral Star of Bethlehem: as pessoas que precisam do floral Star of Bethlehem são as que sofreram um trauma ou acidente, como comentados neste link. No caso Star of Bethlehem traz paz e conforto à pessoa que sofreu o trauma. Imagine, agora, que as consequências desse trauma fossem padrões repetitivos de pensamentos na cabeça [na mente], como comentados por Bach: “pensamentos que preocupam e permanecem e, mesmo quando colocados de lado, eles retornam.”

Descrição dos benefícios do floral White Chestnut pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para os que não conseguem evitar pensamentos, ideias e raciocínios indesejáveis. Isso geralmente ocorre naquelas épocas em que os interesses do momento não são suficientemente fortes para preencher a mente. São pensamentos preocupantes e permanentes que, mesmo quando colocados de lado, sempre retornam. Parecem ficar dando voltas na cabeça e causam tortura mental. A presença desses pensamentos desagradáveis acaba com a paz e interfere na capacidade de pensar no trabalho ou na alegria de viver.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Wild Oat, o floral que ajuda na orientação da direção correta

floral Wild Oat é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da “insegurança”.

Características da planta:

Wild Oat [Bromus ramosus] é uma planta perene, um tipo de gramínea, que se diferencia em um aspecto: as gramíneas comuns costumam cobrir todo o solo, e  a Wild Oat cresce ligeiramente entre as árvores, geralmente em terras mais úmidas e com sombras.

Em que a planta pode ajudar o ser humano:

Dr. Edward Bach gostava muito de relacionar a planta a um tipo característico de personalidade no ser humano: por exemplo, Impatiens, no qual ele refere à muitas características emocionais à planta, no caso da Wild Oat, comenta Bach que é um floral que pode ser necessário a qualquer pessoa. Ele mensurou também que esta essência floral pode ser utilizada a qualquer momento, quando outras essências não respondem, ou quando torna-se difícil decidir em qual floral utilizar. Julian Barnard, comenta em seu livro “Remédios florais de Bach – forma e função”, que Wild Oat foi uma essência floral crucial no desenvolvimento dos 38 florais de Bach, “pois é o único que ajuda na orientação correta”

Veja a descrição de Wild Oat pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que tem a ambição de realizar algo importante na vida, que desejam adquirir bastante experiência, desfrutar de tudo o que for possível e viver plenamente. A sua dificuldade está em escolher o que realmente fazer, pois, embora tenham ambições fortes, não tem uma vocação que se sobreponha às demais. Isso pode ocasionar atrasos e insatisfação.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Wild Rose, um floral excelente para apatia e resigniação

O floral Wild Rose é um floral que o dr. Bach colocou no grupo da  “falta de interesse nas circunstâncias presentes”.

Características da planta:

Wild Rose [Rosa canina] geralmente cresce como cercas vivas na Europa, em meados do verão e floresce quando o sol atinge seu total ápice na estação. Suas flores podem ser brancas ou rosas. Seus espinhos tem a função de “ganchos”, que ajuda a planta a ter mais estabilidade, pois como seus caules são longos, os mesmos ajudam a planta nos ventos mais fortes.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

essência floral de Wild Rose trabalha muito os estados emocionais de “resignação” e “rendição”. Observa-se que estes estados podem ser resultados de problemas ou traumas obtidos durante a vida. Wild Rose auxilia a pessoa neste estado.

Veja agora algumas palavras do dr. Edward Bach em relação ao floral Wild Rose:

“Para aqueles que, aparentemente, sem razão suficiente tornaram-se resignados a tudo o que acontece e apenas passam pela vida, aceitando-a como ela é, sem fazer qualquer esforço para melhorar as coisas e encontrar alguma alegria. Renderam-se na batalha da vida sem lamentos.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

Willow, o floral para ajudar em nossos ressentimentos e mágoas

floral Willow é um floral que o dr. Bach colocou no grupo do “desanimo e desespero”.

Características da planta:

O floral Willow [Salix vitelina] é um tipo de salgueiro, que costuma desenvolver-se em lugares úmidos ou até mesmo alagados, é muito utilizado para a decoração de ruas, geralmente são podados para dar estética e aparência, sua madeira é usada para construção de mourões de cercas em chácaras, a madeira de Willow é geralmente flexível e resistente.

Como a planta pode ajudar o ser humano:

Sabe-se que o dr. Edward Bach foi sinônimo de força e superação, pois adoeceu, sendo diagnosticado com doença incurável e deram-lhe três meses de vida, mas Bach lutou com todas as suas forças e conseguiu sobreviver mais duas décadas. É interessante notar também que Bach percebeu a força das emoções, e por isso, com todo o empenho, desenvolveu esse ilustre sistema conhecido hoje como “florais de Bach”. Para uso próprio, devido a fadiga, Bach usou Hornbeam, mas superando-a, encontrou-se em uma amargura profunda, acompanhada de  ressentimento, foi a partir desse sentimento que Bach descobriu Willow.

Veja a descrição de Willow pelo próprio dr. Edward Bach:

“Para aqueles que sofreram alguma adversidade ou desgraça e acham difícil aceitá-la sem queixas ou ressentimentos, pois julgam a vida pelo sucesso que ela traz. Tais pessoas acham que não merecem passar por tão grande provação e que isso é injusto. Tornam-se, então, amarguradas. Frequentemente reduzem sua atividade e perdem o interesse por aquelas coisas da vida que antes lhe davam tanto prazer.” Dr. Edward Bach

Observação importante: conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach e os outros, tratam as pessoas, e não determinados sintomas específicos. A apresentação acima, apresenta uma ideia do floral. Em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.

WhatsApp chat