Seg a Sex - 8h as 20h
Sáb - 9h as 14h
Estrada das Lágrimas, 3620
São João Climaco - São Paulo - SP
(11) 2083-4859 / 2361-4649
Entre em contato conosco
(11) 9 4442-7558
Tire suas dúvidas
até 3x sem juros
Entrega Grátis SP e ABC
Fórmula Manipulada Personalizada

Elaborados na dose recomendada pelos médicos, a fórmula é adequada a necessidade individual de cada paciente. A indústria farmacêutica oferece remédios em dosagens padronizadas, vendidos em quantidade maior ou não suprem a prescrição pelos médicos e geralmente são fabricados para uso oral.

A farmácia magistral ou farmácia de manipulação elabora a dose exata recomendada aos pacientes, com indicação de composição qualitativa e quantitativa, da forma farmacêutica e da maneira de administração. Além disso, é possível economizar na compra, pois só é consumido o que exatamente foi prescrito.

O índice de desperdício no Brasil é alto. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), existe a estimativa que 20% de toda produção farmacêutica são descartadas, um prejuízo de mais de R$ 4 bilhões. Sem contar com o risco de automedicação quando se têm remédios em casa. Nos últimos dez anos, 28% das intoxicações aconteceram por uso indevido de remédios.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos medicamentos manipulados, pacientes sob tratamento da dor terminal, tratamento de reposição hormonal com hormônios bioidênticos, pacientes de traumatologia (atletas profissionais, amadores ou olímpicos), pacientes tratados por dentistas, dermatologistas, pacientes hipersensíveis a cosméticos ou alérgicos e todos aqueles que estão sendo tratados com sucesso utilizando-se de medicamentos prescritos por profissionais de saúde habilitados e manipulados em farmácias.

Esse tipo de medicamento é elaborado através de um processo magistral de acordo com a legislação da ANVISA no qual acontece a preparação, a mistura, processamento, embalagem ou rotulagem, como resultado de uma prescrição de um profissional habilitado.

Outro benefício da farmácia de manipulação é manipular medicamentos em cápsulas que não precisam ser partidos ao meio, caso comum em remédios industrializados. Em estudo realizado por farmacêuticos magistrais foi constatado que ao ser partido o comprimido tem grande variação de peso e teor de princípio ativo o que interfere no resultado desejado, principalmente se o mesmo for de liberação sustentada, quando solta o principio ativo o dia inteiro ou atinge uma área do corpo específica. Dessa forma, a posologia não fica garantida, o que pode comprometer não só o tratamento, mas também a saúde do paciente.

Os pacientes crianças e idosos nem sempre conseguem ingerir comprimidos grandes ou na forma líquida, este último nem sempre tem a eficiência terapêutica necessária. Como comprimidos não são fabricados em diversos tamanhos, é possível manipular de acordo com a necessidade e condições de cada paciente.

Os medicamentos manipulados tiveram um grande crescimento nas últimas duas décadas devido ao aprimoramento dos farmacêuticos nas terapêuticas individuais dos pacientes, que nem sempre podem ser atendidas por medicamentos industrializados e proporcionam um melhor resultado no tratamento de cada paciente.

Dentre os inúmeros benefícios da utilização de medicamentos manipulados podemos destacar entre muitos outros o exemplo da possibilidade de auxiliar no tratamento das crianças, substituindo, quando avaliado e devidamente recomendado pela prescrição dos médicos pediatras, apresentações farmacêuticas como as cápsulas (industrializados) por apresentações mais práticas de administração como xaropes e suspensões manipuladas e até mesmo, em alguns casos especiais balas, pirulitos e géis com as mesmas dosagens eficácia e segurança, uma vez que o publico especifico, as crianças, podem apresentar algum nível de dificuldade em ingeri-las, garantindo assim, maior comodidade posológica, maior cumprimento da terapêutica escolhida e conseqüentemente maior e melhor possibilidade de êxito do tratamento.

Atualmente, a única forma de ter acesso a esses medicamentos não mais produzidos em escala pela Indústria é obtê-los por meio das farmácias de manipulação.

Na qualidade e a segurança dos medicamentos manipulados, nos últimos anos grandes passos têm sido dados. As farmácias de manipulação e os medicamentos produzidos por ela fazem parte de um setor altamente regulado, permanentemente inspecionado por órgãos reguladores. Tanto as Farmácias como os Farmacêuticos Magistrais são profissionais que também são sistematicamente fiscalizados pelo Conselho Federal de Farmácia e respectivas representações regionais.

A importância das farmácias de manipulação para a sociedade:

1 – Medicamentos Personalizados:

A indústria farmacêutica oferece os medicamentos em dosagens padronizadas. Estas dosagens nem sempre atendem a todas as necessidades e naturalmente ocorre a necessidade de ajustar as dosagens, formas e apresentações de acordo com a especificidade de cada paciente e seguindo estritamente o que foi prescrito pelo médico, o que apenas se torna possível através das farmácias de manipulação.

2 – Maior possibilidade de apresentações farmacêuticas.

A indústria farmacêutica oferece apresentações restritas de um medicamento; geralmente eles são fabricados apenas para uso oral (forma de comprimidos ou cápsulas) ou na forma de injetáveis. As farmácias de manipulação produzem o mesmo medicamento em diversas formas, apresentações e concentrações permitindo melhor e maior adequação á necessidade de cada paciente.

3 – Possibilidade de Produção de Produtos descontinuados pela Indústria:

A indústria farmacêutica tem interrompido a fabricação de centenas de medicamentos ao longo dos últimos 25 anos, devido a vários motivos, infelizmente entre estes, estão medicamentos efetivos e importantes. O único modo seguro e eficaz de acesso é por meio de farmácias de manipulação.

4 – Possibilidade de atender falta específica de medicamentos normalmente disponibilizados pela Indústria:

Como a maioria das matérias-primas é importada, a comercialização de medicamentos industrializados pode sofrer problemas. Na maioria dos casos, podem ser manipulados para auxiliar a suprir a necessidade até que o medicamento industrializado retorne ao mercado.

5 – Possibilidade de utilização de Medicamentos descontinuados:

Quando os médicos prescrevem medicamentos que não mais estão no mercado, eles podem ser manipulados pelas farmácias.

6 – Grupos especiais de pacientes:

Neste caso podemos incluir os pacientes com necessidades específicas como terminais; de traumatologia (atletas amadores, profissionais ou olímpicos); em tratamento de reposição hormonal; pacientes hipersensíveis ou alérgicos a produtos industrializados como cosméticos, pasta de dente, xampu, sabonete, entre outros. Especificamente, no tratamento do câncer envolve ainda combinações, uso de drogas concomitantes que apenas existem devido à possibilidade de manipulação em farmácias, bem como os medicamentos especiais para cirurgias oftálmicas ou ortopédicas que podem não estar disponíveis comercialmente.

7 – Pacientes em fases terminais:

A terapia para pacientes em fases terminais envolve a manipulação de medicamentos variados e personalizados, de modo a permitir o aumento da sobrevida do paciente ou que possam ter dor e desconfortos reduzidos, o que é ultima estância já representa um enorme ganho de qualidade de vida. Estes pacientes não conseguem ingerir medicamentos ou não possuem massa muscular suficiente para receber várias injeções diariamente. As farmácias de manipulação podem preparar medicamentos para a ser inalados ou aplicados por via tópica, transdérmica e retal, permitindo assim, que a terapêutica seja utilizada, o tratamento seja atendido e a melhora do quadro clínico ou no status performance do paciente melhorado.

8 – Uso de produtos ainda não disponíveis no Brasil:

O médico, principalmente, aquele que está sempre atualizado pelo Congressos Internacionais, pode prescrever a manipulação de um medicamento que está sendo utilizado com sucesso em outros países, mas ainda não está disponível de forma regular e facilitada no Brasil.

9 – Manipulação veterinária:

Não existem muitos medicamentos disponíveis e específicos para uso veterinário e quando existem atendem uma pequena gama de patologias. Na maioria dos casos, a única opção eficaz, segura e adequada para o tratamento do animal é uso da prestação de serviço da Farmácia e dos medicamentos manipulados.

10 – Medicamentos apresentados nos Estudos clínicos:

A Farmácia de Manipulação e farmacêuticos especializados podem manipular medicamentos que ainda não estão disponíveis comercialmente e que são utilizados normalmente em vários estudos clínicos.

11 – A Farmácia de Manipulação e a Prestação de Serviço a Classe Médica:

A Farmácia Magistral presta um relevante serviço a classe médica ao oferecer opções e possibilidades terapêuticas que melhor se adéquam as necessidades tanto do médico como dos pacientes.

12 – A Farmácia de Manipulação e a Comunicação com os Prescritores:

A Farmácia de Manipulação presta um relevante serviço a classe médica oferecendo através de visitas periódicas, estudos clínicos, apoio técnico e científico com a disponibilidade integral de profissionais habilitados altamente preparados para oferecer uma resposta rápida, segura, ética e responsável tanto para os prescritores como para os pacientes.

13 – Educação Científica:

A Farmácia de Manipulação apóia e participa das reuniões, congressos eventos de cunho totalmente científicos oferecendo e buscando constantemente a melhoria do relacionamento com todas as especialidades alvos com qual se relaciona e com suas respectivas entidades representativas.

14 – Prestação de Serviço, Compromisso Social e atividades relacionadas ao 3º Setor:

A Farmácia de Manipulação procura participar de forma ativa dos eventos sociais das comunidades que tenham como objetivo a melhoria da população onde está estabelecida, participando de campanhas sociais e apoiando medidas relacionadas com a saúde e com a qualidade de vida das pessoas.

15 – Exercício de Missão da farmácia magistral:

Prestar serviço a Saúde na integralidade atendendo rigorosamente todas as normas técnicas e regulamentadoras do setor, aperfeiçoamento constante dos processos e serviços e oferecendo Especificidade, Excelência e Ética e contribuindo dessa forma para a principal razão de nossa existência a Saúde e a Qualidade de vida das Pessoas.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat